Inovação

Afinal, o que é Inovação?

Um tema totalmente transversal, mas que se aplica a tudo. Muitas pessoas ligam inovação ao fato de apenas ter uma tecnologia. Sim, também é. Mas inovação vai muito alem de ter uma tecnologia. Inovar ‘e surpreender o seu cliente com o que ele imagina que o seu negocio possa oferecer.

A ciência da Administração adquiriu ao longo dos anos um caráter irrevogável de dinamicidade. Nunca antes a arte de organizar e gerenciar estiveram tão inseridas em um contexto de mudança, de renovação. Nesse sentido, a Inovação desempenha um papel chave não apenas nos processos e nas operações básicas, mas principalmente no modo de agir, de produzir, de gerar conhecimento. Dessa forma, reconhece-se, atualmente, a função essencial da inovação no administrar, contudo, quando pergunta-se o que é inovação, o que se obtém como resposta são termos vagos, não claros e pouco operacionais.

Mas afinal, para que serve saber o que é inovação se eu não sei como inovar? Tenha calma, pois a definição correta do termo permite-nos uma melhor operacionalização, ou seja, dentro das diversas acepções, definir o que é inovação torna mais fácil visualizá-la, planejá-la, coordená-la e controlá-la.

Assim como no planejamento estratégico a definição dos objetivos e metas é a etapa inicial, no processo de gestão da inovação a definição do conceito é o início. Um exemplo fácil sobre inovação ‘e o Cirque du Soleil. O Circo, com toda a sua tradição milenar sempre foi visto na sua essência com a presença de palhaços, animais e mágicas. O Cirque du Soleil inovou! Ele trouxe para o seu publico algo nunca visto dentro de um circo. O modelo de negocio deles hoje ‘e um exemplo de determinação, dedicação, persistência e admirado em todo o mundo com os espetáculos mais bem pagos e assistidos. Quer inovar? Surpreenda seu cliente! Entregue o alem e você estará inovando.

Sobre o autor

Elder da Silva de Almeida

Elder da Silva de Almeida

Me chamo Elder S. Almeida, Analista Técnico do SEBRAE MG, hoje um dos responsáveis pela microrregião de Ubá, MG. Há 4 anos no SEBRAE, onde também fiz 2 anos de estágio. Casado com a Thais, pai da Luiza e formado em Administração de Empresas pela FAGOC – Faculdade Governador Ozanam Coelho, com MBA em Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e cursando Gestão Estratégica de Pessoas e Coaching. No SEBRAE-MG sou gestor de projetos para grupos setoriais, prestando também orientações e contribuindo para o planejamento e geração de novos negócios.

A Central Empreendedor é uma iniciativa própria que tem como objetivo auxiliar os potenciais empreendedores e já empreendedores formais a conhecerem mais sobre a cultura empreendedora na geração de negócios inovadores e sustentáveis, levando informações relevantes sobre o tema, insights de motivação, inovação, oportunidades de negócios e economia. Promover uma atitude mental que engloba motivação e a capacidade do indivíduo de empreender da forma mais solida possível.

Comentários