Mercado Motivação Primeiro Negócio

A famosa pergunta: O que está dando dinheiro?

Sim, é sempre essa pergunta que ouvimos no dia a dia de quem quer empreender. Não, não temos essa resposta pronta. Mas sim, podemos contribuir de forma que depois de algumas fases vocês tenham essa resposta dentro do seu próprio negócio. A ansiedade é a pior inimiga para quem quer empreender. Saber lidar com as etapas necessárias para que possa dar esse passo importante na vida são fundamentais! Darei algumas dicas que sobre duas importantes etapas, mas antes gostaria de dizer algo ainda mais relevante. Busque algo que identifique! Que tenha prazer em acordar e realizar aquela atividade, em tratar do seu negócio com o coração, dedicação e que veja nele o seu futuro e de seus familiares. A ótica do retorno financeiro é fundamental, mas antes dela tenha paixão por aquilo que está pré-disposto a realizar. Todavia algumas dicas antes da abertura são relevantes. São elas:

 

Faça uma pesquisa de mercado:

A Pesquisa de Mercado é uma ferramenta importante para que você obtenha informações valiosas sobre o mercado em que atua ou pretende atuar. Quanto maior o seu conhecimento sobre o mercado, clientes, fornecedores, concorrentes, melhor será o desempenho do seu empreendimento. Um dica: No site do SEBRAE-MG há um manual para download. Link:https://www.sebraemg.com.br/atendimento/bibliotecadigital/documento/cartilha-manual-ou-livro/como-elaborar-uma-pesquisa-de-mercado

 

Faça um Plano de Negócios… Melhor, faça um Canvas do seu futuro empreendimento:

Assim como para construir uma casa, organizar uma festa, viajar para o campo ou para o litoral é necessário fazer um cuidadoso planejamento do negócio. Ou seja, a casa, a festa e a viagem não vão se realizar apenas pelo desejo, mesmo que seja um bem ardoroso. Ideias assim nascem, porém, para que elas se tornem realidade, é preciso construí-las passo a passo. Para que uma viagem aconteça, é necessário escolher o local a ser visitado, decidir o tempo da viagem, quanto dinheiro levar, comprar passagens, reservar hotel, arrumar as malas, entre tantas outras coisas. Se, para uma simples viagem, precisamos fazer tudo isso, imagine quando queremos abrir um negócio. E empreender, muitas vezes, é uma viagem para um lugar desconhecido.

Para organizar as ideias é necessário usar o plano de negócio. Nesta viagem ao mundo dos empreendedores, ele será o mapa de percurso. O plano irá orientá-lo na busca de informações detalhadas sobre o ramo, os produtos e os serviços a serem oferecidos, bem como possíveis clientes, concorrentes, fornecedores e, principalmente, sobre os pontos fortes e fracos do negócio, contribuindo assim para a identificação da viabilidade da ideia e na gestão da empresa. Ao final, o plano de negócio ajudará a responder a seguinte pergunta: “vale a pena abrir, manter ou ampliar o negócio?”

Mas o Bussines Model Canvas? O que é?  O Business Model Canvas ou “Quadro de modelo de negócios” é uma ferramenta de gerenciamento estratégico, que permite desenvolver e esboçar modelos de negócio novos ou existentes. É hoje sem dúvidas uma forma mais simplificada de ter uma visualização completa do seu futuro negócio, onde você pode ter mais flexibilidade para mudar qualquer quadrante. Há também uma oportunidade para aprofundar no assunto pelo link:https://www.sebraecanvas.com/

Lembre-se de que a preparação de um futuro negócio é um grande desafio, pois exige persistência, comprometimento, pesquisa, trabalho duro e muita criatividade.

Sobre o autor

Elder da Silva de Almeida

Elder da Silva de Almeida

Me chamo Elder S. Almeida, Analista Técnico do SEBRAE MG, hoje um dos responsáveis pela microrregião de Ubá, MG. Há 4 anos no SEBRAE, onde também fiz 2 anos de estágio. Casado com a Thais, pai da Luiza e formado em Administração de Empresas pela FAGOC – Faculdade Governador Ozanam Coelho, com MBA em Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e cursando Gestão Estratégica de Pessoas e Coaching. No SEBRAE-MG sou gestor de projetos para grupos setoriais, prestando também orientações e contribuindo para o planejamento e geração de novos negócios.

A Central Empreendedor é uma iniciativa própria que tem como objetivo auxiliar os potenciais empreendedores e já empreendedores formais a conhecerem mais sobre a cultura empreendedora na geração de negócios inovadores e sustentáveis, levando informações relevantes sobre o tema, insights de motivação, inovação, oportunidades de negócios e economia. Promover uma atitude mental que engloba motivação e a capacidade do indivíduo de empreender da forma mais solida possível.

Comentários