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Como fazer marketing na sua fintech

Gabriela Stahler
Escrito por Gabriela Stahler

Você tem, trabalha em uma ou sonha em fundar sua própria fintech? Para quem não sabe, fintechs são empresas que unem finanças e tecnologia. Podem ser bancos digitais, aplicativos para gestão financeira, entre outros serviços. Quem atua nesse tipo de empresa sabe que o marketing, principalmente nos estágios iniciais do empreendimento, é indispensável para atrair os primeiros clientes.

Como abrir uma fintech não é exatamente um empreendimento barato e a empresa muitas vezes já começa as operações tentando sair do negativo, o investimento em marketing não deve ser muito alto. Por isso, as estratégias com custo menor costumam ser as favoritas dos gestores de fintechs.

Confira algumas ideias para você começar a fortalecer a sua marca, atrair clientes e usuários e não comprometer as finanças da sua empresa:

Atraindo os primeiros clientes

Como a tecnologia é indispensável para esse tipo de negócio, as ferramentas online podem fazer toda a diferença na atração dos primeiros clientes. Faça conteúdos como posts em blogs (crie o blog da sua empresa ou escreva como convidado) e e-books sobre finanças, além de vídeos no Youtube e publicações em todas as redes sociais em que seu público está presente.

No caso dos e-books e outros materiais ricos como vídeo aulas, coloque um formulário para que os potenciais clientes possam deixar as informações de contato. Assim, você terá uma base de contatos de pessoas interessadas no seu produto, podendo ser utilizada para o disparo de envio de mensagens SMS, por exemplo.

O importante é focar sua estratégia na educação dos potenciais clientes. Muitas pessoas ainda não sabem que precisam do seu produto ou aplicativo ainda, mas elas certamente sabem se estão passando por algum problema financeiro. Mostre a elas que você entende de finanças, construa sua imagem e cresça a sua rede de contatos.

Investindo no marketing de relacionamento

O seu objetivo é fazer com que os clientes permaneçam na sua fintech pelo máximo de tempo possível, certo? Para isso, o marketing de relacionamento é fundamental, pois fideliza clientes e constrói a sua imagem como uma autoridade na área de finanças.

A comunicação é o principal pilar do marketing de relacionamento. Você não precisa investir em brindes ou grandes descontos se tiver uma comunicação constante com seus clientes. Envie mensagens SMS e e-mails regularmente, além de atender às dúvidas e reclamações de forma rápida e gentil.

Lembre-se sempre de tentar proporcionar aos seus clientes uma experiência melhor do que eles teriam com bancos e serviços convencionais. Tenha uma linguagem mais informal e um relacionamento mais próximo com as pessoas, criando um diferencial para quem busca soluções financeiras.

Seguindo essas dicas, você atrairá cada vez mais clientes, que irão indicar os seus serviços para amigos e familiares, por serem fiéis à sua marca. Não perca tempo e comece hoje a investir no marketing para crescer a sua fintech!

 

Conteúdo por Gabriela Stähler

Analista de Marketing na Facilita Móvel

www.facilitamovel.com.br

Sobre o autor

Gabriela Stahler

Gabriela Stahler

Gabriela Stähler é assistente de Marketing na empresa Facilita Móvel, uma empresa gaúcha de soluções mobile para o mercado corporativo, especializada em campanhas de SMS Marketing.

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