Dicas Primeiro Negócio

Os maiores erros ao abrir uma empresa

Redação Central
Escrito por Redação Central

Duas em cada dez empresas mineiras fecharam as portas nos dois primeiros anos de vida (2012/2014). De acordo com pesquisa do Sebrae, não é possível atribuir uma única causa à mortalidade dos negócios. O fechamento precoce dos empreendimentos se deve a uma combinação de fatores, entre eles: a situação do empresário antes da abertura, o planejamento dos negócios, a capacitação em gestão empresarial e a gestão do negócio.

A decisão de abrir o próprio negócio é, sem dúvida, corajosa. Principalmente em épocas de crise, quando o desemprego cresce e muitos trabalhadores decidem empreender para a geração de renda. “É um período em que as pessoas abrem empresas não porque identificaram uma oportunidade no mercado, mas pela necessidade de pagar as contas no final do mês. É aí que mora o perigo”, alerta a analista do Sebrae Minas Luciana Lessa.

Via de regra, os negócios que começam sem planejamento correm sério risco de não dar certo. “Antes de abrir uma empresa é necessário fazer o plano de negócio e verificar a viabilidade econômica, financeira e de mercado. Na prática, isso significa conhecer os custos para abrir o negócio, identificar qual cliente deseja atender, quem serão os seus concorrentes, a localização do seu negócio, etc. Lembrando sempre que o planejamento é contínuo e fundamental para o sucesso da empresa”, explica Luciana.

Segundo o levantamento do Sebrae, as principais dificuldades enfrentadas pelos empresários nos primeiros anos de mercado são: falta de clientes, capital, conhecimento e mão de obra. Para superar esses desafios, o empreendedor deve ficar atento e não misturar as despesas pessoais com as da empresa, estar aberto a críticas, fazer análises de viabilidade do seu negócio, buscar capacitações, não se acomodar e não centralizar.

“O empreendedor não precisar fazer tudo, mas ele tem que entender um pouco de tudo. Para isso, é essencial ter uma equipe qualificada e que busque constantemente conhecimento para gerir cada vez melhor o negócio”, destaca Luciana.

Os dez maiores erros cometidos pelos empreendedores de pequenos negócios:

  • Não planejar.
  • Não se identificar com a atividade escolhida e não entender do negócio que deseja abrir.
  • Abrir um tipo de negócio “porque está dando dinheiro”, os famosos negócios da moda.
  • Não pesquisar sobre o mercado.
  • Não identificar/definir corretamente o público-alvo: achar que pode vender para todo mundo.
  • Ir além da capacidade de divulgação.
  • Não divulgar.
  • Não planejar a utilização das redes sociais.
  • Falta de gestão e organização.
  • Não pensar na experiência do cliente.

(Foto de luis_molinero / Freepik)

Sobre o autor

Redação Central

Redação Central

Central Empreendedor é um lugar para você descobrir, desde os primeiros passos, os caminhos para se tornar um verdadeiro empreendedor.

Aqui você tem acesso a matérias sobre motivação, inovação, oportunidades e tudo o que você precisa para crescer no seu negócio.

Comentários