Dicas

Sustentabilidade na prática

Redação Central
Escrito por Redação Central

Sustentabilidade é uma das palavras de ordem no momento, especialmente no mundo dos negócios. “As chamadas práticas sustentáveis trazem benefícios para empresas de qualquer segmento, tamanho ou região. São benefícios visíveis, variados e bastante atraentes”, ressalta a analista da Unidade de Inovação e Sustentabilidade do Sebrae Minas Júlia Padovezi. Via de regra, as principais vantagens dessas práticas são:

  • Aumento da competitividade.
  • Ampliação da produtividade e redução dos custos.
  • Melhores oportunidades de investimento.
  • Maximização da eficiência produtiva.
  • Retenção de talentos. “Sim, todo mundo quer trabalhar em uma empresa socialmente justa e ambientalmente correta”, confirma a analista.

Considerando esses benefícios, o Sebrae reuniu, em seu site dedicado à inovação dos pequenos negócios, cinco opções para facilitar o monitoramento, pelo empreendedor, do desempenho das práticas sustentáveis em sua empresa.

Manual de Etiqueta

Desenvolvido pelo Grupo Abril, o aplicativo traz dicas de como mudar os hábitos dos colaboradores para reduzir os impactos ambientais da empresa. São 50 dicas práticas para otimizar o uso da água, da energia elétrica e de outros recursos. O aplicativo também oferece conteúdos sobre cidadania e reciclagem, que podem influenciar gastos em diversos níveis dentro da empresa. Pelo próprio aplicativo é possível compartilhar as práticas sustentáveis nas redes sociais.

Rota de Reciclagem

Pode ser usado por negócios ou pessoas. Um mapa indica a localização de pontos de reciclagem da cidade para dar destino certo aos resíduos. É importante direcionar bem todos os resíduos secos, especialmente em escritórios que gastam muito papel. O aplicativo ainda explica como realizar o processo de separação e entrega dos itens. As localidades mapeadas no aplicativo são cooperativas de catadores e empresas privadas que compram esse material.

Indicadores Ethos para Negócios Sustentáveis

Se o  empreendimento já tem ações implantadas, o Instituto Ethos oferece uma ferramenta que permite a análise de suas ações sustentáveis. Para utilizá-la basta entrar no site, preencher um formulário e fazer o cadastro da iniciativa. Em até três meses, uma equipe técnica do Instituto avalia, aprova e, se for o caso, divulga a prática sustentável. Para isso, é preciso apresentar evidências da efetividade daquela ação e como ela pode ser replicada. A ferramenta também indica quais iniciativas permitem melhores resultados. O objetivo é demonstrar que além de favorecer o meio ambiente, a sustentabilidade faz parte da estratégia de um negócio.

Oraculuz

Se a questão é calcular o gasto com energia elétrica, o aplicativo Oraculuz é uma solução. Com ele, é possível listar todos os equipamentos utilizados no dia a dia da empresa e calcular o consumo geral. Também é possível saber se a instalação de painéis solares pode ser rentável para o negócio. Tudo facilmente visualizado em gráficos para que o empreendedor possa definir ações futuras que colaborem para gastar ainda menos.

Da Sua Conta 

Disponível para iOS, o aplicativo Da Sua Conta ajuda a conscientizar as empresas sobre o consumo de água. Com ele, é possível visualizar dados dos hidrômetros de prédios, casas e salas comerciais e implantar práticas sustentáveis onde for necessário. Além disso, permite personalizar os resultados de acordo com o número de pessoas que fazem uso da água. “Isso quer dizer que é possível, por exemplo, monitorar numa residência os gastos totais e receber alertas quando estiver gastando muito”, assinala Júlia.

Pronto. O empreendedor que optar por uma (ou mais) dessas ferramentas está apto às práticas sustentáveis. “Elas lhe trarão credibilidade e desenvolvimento. E já que foi bom para sua empresa, ele deve compartilhá-las com outros. Afinal, sustentabilidade é bom para todos”, frisa a analista do Sebrae.

 

Imagem by FreePik luis_molinero / Freepik

Sobre o autor

Redação Central

Redação Central

Central Empreendedor é um lugar para você descobrir, desde os primeiros passos, os caminhos para se tornar um verdadeiro empreendedor.

Aqui você tem acesso a matérias sobre motivação, inovação, oportunidades e tudo o que você precisa para crescer no seu negócio.

Comentários