Mercado

Tendências de comportamento e consumo

Redação Central
Escrito por Redação Central

No mundo capitalista, o consumidor (de uma escova de dentes ou de um jato supersônico) é a razão da existência de um negócio. Afinal, de que adiantaria produzir qualquer coisa, se não houvesse comprador? A figura do consumidor é tão vital para os negócios que, não raro, é ele quem dita as tendências. Por isso, é preciso conhecer bem o seu comportamento, interesses e aptidões – tarefa que deve ser conduzida com simplicidade e honestidade, como garante o especialista em desenvolvimento de negócios Edson Mackeenzy.

“Em uma sociedade baseada no consumo, falar de simplicidade pode parecer absurdo. Mas quando percebemos que existe uma nova sociedade baseada em transparência, onde não se pode mais camuflar a verdade e o consumidor está mais informado, passamos a viver em um capitalismo consciente e humano. A simplicidade, então, se torna incrível”, acredita.

Fundador do primeiro portal de vídeos do mundo – o videolog.tv -, Mackeenzy foi eleito, em 2013, um dos empreendedores mais influentes do Brasil. “A razão do empreendedor é identificar oportunidades de mercado e edificar soluções. No início dos anos 2000 não era tão simples compartilhar um vídeo, não havia sites que permitiam às pessoas se comunicarem. Nós fomos lá, fizemos e, sem saber, inventamos um mercado”, explica.

O comportamento do consumidor, portanto, é um item de primeira avaliação. “Existe hoje um excesso de produção de conteúdo que respeita uma prática tradicional de quando não se existia nada na internet. Uma tendência é a curadoria de conteúdo, é a busca por referências e fontes confiáveis que permitam economizar tempo e maximizar sua absorção”, afirma.

A observação das tendências de consumo deve incluir, além do consumidor, também o empreendedor, o desenvolvedor de produtos. Essa premissa é facilmente detectável com um mínimo de avaliação: se o produtor peca na honestidade do produto, não poderá exigir, em contrapartida, uma cumplicidade do consumidor. Ao completar 10 anos como CEO do videolog.tv, Mackeenzy listou, no texto “Da epifania ao epitáfio”, divulgado em novembro de 2015, alguns itens básicos para uma relação ideal entre produtor e consumidor:

  • O óbvio precisa ser dito.
  • Confirme se você está sendo compreendido.
  • Podem tirar tudo de você, menos sua dignidade e o que aprendeu.
  • Antes de querer mais (dinheiro, trabalho, amigos, cônjuge, reconhecimento), observe se você já não os tem.
  • Aprenda com tudo, mas apenas conhecimento lhe trará reconhecimento e dinheiro.
  • Observe tudo com os olhos, ouvidos, coração e estômago.
  • Faça seu negócio criar o próprio dinheiro, mesmo que você não precise.
  • Empreenda porque tem um propósito, e não porque alguém te motivou ou está na moda.
  • Apenas o seu caráter, dedicação, organização e processos vão te mostrar a diferença entre Empreender e Aprender.
  • O maior investimento que pode receber é o tempo de alguém, e isto é tão valioso que custa parte da vida dessa pessoa.
  • Revise cada etapa de suas parcerias e faça sempre um double check com todas as partes.

A parceria é uma das formas de conhecer o comportamento e atrair a atenção do consumidor, avalia o especialista. Os envolvidos somam forças e esforços para uma análise acurada do mercado. Mas, os parceiros devem estar realmente afinados.

“Acredito que uma boa parceria é aquela na qual você sabe o que e onde está ganhando ou perdendo. Assim, habilita-se uma conta corrente com a outra parte. Isso vale para tudo, até mesmo para relações amorosas. Se um dia você achar que está fazendo mais do que recebendo, é preciso parar e redefinir os termos deste acordo”, explica Mackeenzy. E adverte: “Agora, se você, de forma consciente, está se aproveitando da boa-fé do parceiro em benefício próprio, saiba que essa conta virá e que, apesar da aparente vantagem, ela é momentânea e pode custar muito cara em um futuro próximo.”

 

Sobre o autor

Redação Central

Redação Central

Central Empreendedor é um lugar para você descobrir, desde os primeiros passos, os caminhos para se tornar um verdadeiro empreendedor.

Aqui você tem acesso a matérias sobre motivação, inovação, oportunidades e tudo o que você precisa para crescer no seu negócio.

Comentários