Mercado

Parcerias para exportar

Redação Central
Escrito por Redação Central

A participação no mercado internacional é uma saída para quem busca expandir os negócios. Com a abertura dos mercados domésticos e a redução dos custos de transporte e comunicação, que aconteceram nas últimas décadas, mesmo empresas com atuação local passaram a sofrer concorrência estrangeira.

Para as Micro e Pequenas Empresas (MPE) dos países em desenvolvimento, a participação no mercado internacional impõe muitos desafios. Além das rigorosas cobranças dos públicos (países, empresas e consumidores), os empreendedores enfrentam ainda exigências burocráticas, condições macroeconômicas desfavoráveis e dificuldades de infraestrutura e logística.

Por outro lado, o avanço das tecnologias de comunicação e gerenciamento, a internacionalização de grandes empresas e provedores de serviços, a aceitação de novos modelos corporativos (clusters, redes etc.), a redução de barreiras linguísticas e a internet são fatores que facilitam a busca de informação e o contato das MPE com agentes externos.

Nesse cenário de novos desafios e oportunidades, as opções geralmente apresentadas às micro e pequenas empresas são a de se tornar fornecedoras de grandes empresas internacionais, e concorrer por preço, ou se especializar em nichos de mercados.

A associação com empresas âncoras ou traders, com representantes, além da compra e venda de licenciamento de produção, joint ventures e outros modelos de negócios são outras oportunidades abertas às MPE que têm planos de internacionalizar os seus negócios.

Conheça alguns diferenciais que as MPE podem oferecer para realizar parcerias ou negócios com grandes empresas internacionais:

  • Produção flexível
  • Possíveis reduções de custo de produção em indústrias intensivas em trabalho
  • Proximidade com mercados industriais nos quais é importante estar perto do consumidor
  • Acesso à terra e a outros recursos naturais essenciais
  • Marketing de responsabilidade social
  • Produtos únicos

 

Imagem de freepik.com

Sobre o autor

Redação Central

Redação Central

Central Empreendedor é um lugar para você descobrir, desde os primeiros passos, os caminhos para se tornar um verdadeiro empreendedor.

Aqui você tem acesso a matérias sobre motivação, inovação, oportunidades e tudo o que você precisa para crescer no seu negócio.

Comentários