Empreendedorismo

Você, sócio de si mesmo com o EIRELI

Redação Central
Escrito por Redação Central

É isso mesmo que você leu. O EIRELI (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada) é um formato empresarial onde não é necessário ter no mínimo 2 pessoas envolvidas. Você pode ficar “livre, leve e solto” e decidir os rumos da empresa como quiser.

Porém, para conseguir abrir uma EIRELI, é necessário ter um certo capital mínimo – 100 salários mínimos.

É o preço para ser um empresário individual. De qualquer forma, você está liberado para receber o quanto for, ao contrário do MEI, por exemplo, que o faturamento só pode chegar a 81 mil no ano.

A lei permite ao empresário não ter seu patrimônio pessoal afetado pelas dívidas da empresa – isso se o responsável legal não tiver nada a ver com nada ilícito. Por isso o valor mínimo instituído: em caso de falência, os credores sabem que podem contar com esse dinheiro.

 

Como faço para abrir uma EIRELI?

Você vai seguir a mesma burocracia de outros tipos de empresa, além de enviar um documento de constituição à Junta Comercial do seu estado.

Depois basta fazer o famoso CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) e aguardar por volta de 15 dias – nada tão complicado ou demorado, certo?

Se quiser saber mais detalhadamente sobre o EIRELI, veja aqui a lei 12.441/11

 

Imagem de freepik.com

Sobre o autor

Redação Central

Redação Central

Central Empreendedor é um lugar para você descobrir, desde os primeiros passos, os caminhos para se tornar um verdadeiro empreendedor.

Aqui você tem acesso a matérias sobre motivação, inovação, oportunidades e tudo o que você precisa para crescer no seu negócio.

Comentários